Pastorais

ALDERSGATE EM TEMPO DE ELEIÇÕES!

07/10/2018

Para os cristãos/ãs protestantes/evangélicos oriundos da tradição Wesleyana do século XVIII, o dia 24 de maio de 1738 marcou uma nova perspectiva na vida de quem deseja viver para servir. Este foi o dia em que o Rev. John Wesley teve uma experiência espiritual conhecida como o Dia do Coração Aquecido!


Wesley viveu em um tempo muito difícil. Os problemas sociais de seu tempo se agravavam dia após dia, consequência do desprezo pelas coisas espirituais e da conhecida Revolução Industrial que ao mesmo tempo que colocou a Inglaterra na vanguarda  tecnológica, também a levou a beira moral e social.


A monarquia inglesa estava correndo riscos seríssimos de ser extinta no Reino Unido, pois muitos grupos separatistas desejavam transformá-la aos moldes do Continente, tal como exemplo a França.


As colônias na América do Norte, desde o início da colonização, já se pensavam em criar “Um novo mundo”, longe do pecado e dos excessos da carnalidade humana. Não foi ao acaso que, em 04 de julho de 1776, os americanos assinaram e declaração de independência do seu país!


Aldersgate, em uma tradução do inglês mais arcaico, significa Portão Velho/Antigo. A maioria das cidades antigas tinha uma muralha encravada de portões com vários acessos. Foi quando Wesley foi convidado para participar de uma reunião muito comum naquela época, para se estudar a Bíblia. Note-se que o dirigente lia opúsculos de autoria germânica, reformista, luterano. Este material continha notas e comentários de Martin Lutero sobre o texto bíblico da Carta Paulina aos Romanos. Foi aí que o homem John entendeu que a fé era o princípio, o meio e o fim de tudo na vida de quem desejasse servir a Deus. Ali, Deus começou a transformação no coração de John Wesley.


Naquele tempo, o portão de Aldersgate dava acesso a um lixão, a um cemitério irregular e a uma massa de população pobre, desprezada e carente de Deus. Foi neste ambiente que Wesley iniciou o seu chamamento espiritual! Através da pregação do Evangelho, do serviço social por amor e ações comunitárias o Povo Chamado Metodista mudou a realidade espiritual da Inglaterra, bem como o próprio ambiente em que surgiu.


Wesley desenvolveu o seu chamado com uma massa de pessoas desprezadas que viviam literalmente à margem da sociedade, ou seja, do outro lado da muralha e a comprovação dos efeitos da aplicação do Evangelho na vida de quem precisava de Deus é esta, pois hoje Aldersgate é uma das principais ruas da cidade e dá entrada para o bairro onde Wesley e os metodistas de seu tempo realizaram grandes obras que perduram até hoje! Antes um lugar desprezível, hoje um lugar de honra!


Wesley não pediu nenhum favor político para realizar as obras que fez. Não podemos desprezar os planos de Deus para nossas vidas. Ele cuidará de tudo. Ele dará os recursos necessários para que se cumpram os Seus planos em nós. Creia, Deus é fiel! Como Deus usou a Wesley, Ele pode nos usar também.


Wesley era como um de nós, homem de fé e de coração abrasado!

 

 

Pr. Alexander Cunha

 

 

Please reload