Pastorais

“em tudo se dominar”

22/12/2019

“Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. (1Coríntios 9.25)

Na Grécia antiga ocorria os Jogos Pan-Helênicos (é o termo coletivo utilizado para designar quatro festivais separados que se realizavam periodicamente). O vencedor de um evento era recompensado com uma coroa de folhas. Nos “Jogos Olímpicos” o vencedor recebia uma coroa de oliveira (Kotinos). Nos “Jogos Píticos” se ganhava uma Grinalda. Nos “Jogos Nemeus” a coroa era feita de Aipo selvagem. E nos “Jogos Ístmicos” ganhava-se uma coroa de Pinha. Essas coroas se estragavam com o tempo. O que ficava era apenas a memória de um passado de glória.

 

O apóstolo Paulo usa a tradição oriunda dos jogos gregos, para explicar para os irmãos e irmãs de Corinto a transitoriedade dos prêmios dessa terra. Toda glória obtida nessa terra vai murchar, vai ficar por aqui. Ele mostra a diferença da recompensa que temos quando buscamos vencer na vida espiritual. A recompensa é eterna. Mas nesse verso bíblico o que mais me chama atenção é a expressão “em tudo se domina”.

 

O verbo grego “egkrateuetai” (dominar-se) está diretamente associado à disciplina que era exigida dos atletas para se ter êxito nas competições. Era preciso “controlar-se”, ser “continente”.Era preciso exibir “autodomínio”, conduzir-se “temperadamente”.

 

Os atletas gregos tinham uma vida extremamente disciplinada na busca por alcançar uma coroa que logo iria murchar.

 

Nós precisamos aprender o autodomínio na busca por uma coroa incorruptível, que não murcha. Ou seja, precisamos aprender a dominar nossos impulsos e vontades carnais. Não podemos tomar decisões baseadas nas nossas conveniências momentâneas. Precisamos desprender esforço e estabelecermos metas espirituais. Precisamos viver a religiosidade da camisa suada.

 

Hoje muitas pessoas querem servir a Jesus desde que não se demande esforço e disciplina. Minha oração em seu favor nesse dia é que você possa “em tudo se dominar” na busca pela coroa da vida eterna. Aprenda a dizer não para suas próprias vontades quando essas estão indo na direção oposta do propósito de Deus para sua vida.

 

Deus abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload