Pastorais

Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor (Cântico dos Cânticos 2.15)

06/01/2019

No início de um novo ano sempre propomos planos e refazemos os projetos para um novo caminho, é como se nossas vinhas estivessem em flor para dar frutos ao longo do ano. Criamos expectativas, compramos agenda, criamos novas rotinas e avançamos para o novo, para as grandes conquistas. Alguns, já frustrados pelos planos passados, não se atrevem mais a fazer previsões de colheitas, mesmo com tantas flores indicando bons frutos, pois já estão muito decepcionados com a vida.


De uma maneira ou de outra, seja você um novo agricultor da vida ou um que já enfrentou várias primaveras, o texto de Cantares deve ser levado em conta para que nossos planos sejam bem-sucedidos durante esse novo ano. O autor enfatiza que as flores, apesar de gerarem frutos robustos, grandes e deliciosos, são, no início, frágeis e sem proteção. Elas podem ser destruídas por pequenos ‘detalhes’ e é preciso retirar de seu convívio tudo e todos que possam atrapalhar para que elas possam se desenvolver e assim chegar a seu objetivo – alimentar e dar vida. Talvez, o que falte em nós é pararmos de somente nos encantar com as flores, com os planos, com o início que é lindo, assim como um vinhedo em flores e partir para a proteção, para o cuidado e arregaçarmos as mangas e retirarmos o que atrapalha nossas flores a se desenvolverem, sendo mais cuidadores de nossos pomares e assim desfrutar melhor das recompensas que virão.


Retire as raposinhas, os detalhes pequenos, tão pequenos que parecem que não têm importância, mas que atrapalham e impedem o desenvolvimento das flores em frutos. Siga o exemplo do autor de Cantares e faça desse ano um ano de colheita e não somente de planos. As flores são lindas, mas se não se desenvolverem e virarem frutos murcham e caem.
Viva sua vida com intensidade e aproveite todos os momentos e saiba que você é o único responsável pelo seu próprio crescimento e cuidado e somente você conhece bem seu jardim.


Boas flores em 2019 e excelentes frutos!


Um abraço e que Deus a/o abençoe!


Pr. Fabio Marchiori.

Please reload