Pastorais

ATÉ O LIMITE

28/07/2019

“Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água”. (Marcos 4.37)

Bom dia! Você já passou por alguma situação a ponto de dizer: “eu estou no meu limite e não aguento mais”?


Semelhantemente, essa é a cena original descrita pelo escritor bíblico. Um barco que estava no seu limite de capacidade. As águas, jogadas para dentro do barco pelo forte vendaval, tinham chegado no máximo que a embarcação poderia suportar para
continuar navegando.


O evangelista Marcos, para descrever o quadro, faz uso do verbo grego (γεμιζω - gemizo). Esse verbo é o mesmo verbo usado pelo evangelista João, na passagem do milagre da transformação da água em vinho. João usa o verbo para descrever que as talhas
estavam totalmente cheias de água, ou seja, no seu limite de capacidade (Jesus lhes disse: “Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente” (Jo 2.7). Jesus sabia da capacidade do barco. Jesus também conhece o nível da nossa capacidade de
resistência. Por isso, antes que os nossos limites sejam ultrapassados e possamos perecer, a voz de Jesus irá se fazer ouvir.

 

A palavra de Deus nos garante; “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10.13).

 

Todos nós estamos sujeitos a vivenciar situações que irão exigir de nós o máximo da nossa capacidade de resistência física, emocional e espiritual.


Minha oração em seu favor nesse dia é que você possa resistir a tudo aquilo que se apresenta como vendaval e fortes ondas sobre o barco da sua vida. Tenha fé, pois as lutas, os fortes ventos e ondas não são maiores do que a sua capacidade de resistência. E, sempre que os seus limites e as suas forças estiverem perto de serem ultrapassados, lembre-se de clamar pela ajuda de Jesus.

 

Naquilo que não temos forças e nem capacidade para interferir ou mudar, Ele governa de forma absoluta. Um dia marcado pela ajuda de Jesus em sua vida. Um excelente final de semana livre dos vendavais existenciais.

 

Com carinho pastoral,

João Batista Nunes de Medeiros.

Please reload