Pastorais

A dor do Crescimento

19/04/2020

A natureza é o mais espetacular mecanismo de manifestação da sabedoria e glória de Deus. Ao observá-la, os antigos eram arrebatados por sua grandeza, beleza e harmonia. Tudo ordenado com leis e sistemas que são imutáveis. O salmista com sabedoria nos ensina: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos, um dia discursa a outro dia e uma noite revela sabedoria a outra noite...” (Sl 19. 1,2).

 

Esta natureza está repleta de mecanismos/leis deixados pelo Supremo Criador para a sua preservação e expansão. E estes mesmos mecanismos geram todos os seres, tanto no macro como no micro cosmo! Ou seja, eu e você também somos governados por estas leis estabelecidas por Deus!

 

E nesta pastoral, gostaria de falar um pouco sobre a dor!

 

A dor não é apenas um incômodo, algo a ser temido e evitado. E isto em todos os sentidos. Os seres humanos dos dias de hoje não gostam da dor. E, pra combatê-la, desenvolveram analgésicos, anestésicos, etc. Analgésicos e anestésicos físicos e emocionais. E, com isso, não paramos para refletir e analisar o verdadeiro sentido da dor!

 

A dor é o mais bem elaborado mecanismo de defesa deixado pelo Criador na natureza. É ela que nos alerta sobre limites e sobre problemas a serem observados em nosso organismo, que nos leva à reflexão: por que estou sentindo isso? O que há de errado? O que deve ser evitado? Ela também nos leva ao conhecimento de limites: até aqui eu posso suportar; se eu fizer isso, vai doer. A dor da morte é o mais profundo sentimento deixado pelo pecado!

 

A dor também faz parte do crescimento e desenvolvimento de todas as coisas. Ela é provocada pela constante mudança à qual todos nós estamos sujeitos, física e emocionalmente. O tempo todo, tudo é mudado e transformado na natureza e em nós. Células nascem e morrem, ou seja, tudo se transforma. E a transformação gera incomodo quando não a entendemos e especialmente quando não evoluímos com ela!

 

Não tenha medo da dor, seja ela a dor que for! Ela é um benefício do Criador para o nosso crescimento e desenvolvimento. Em vez de temê-la ou deixar que ela te domine, utilize-a a seu favor para o seu desenvolvimento e crescimento através das questões acima. Lembre-se sempre do ensino de Paulo: “Tudo coopera para o bem de quem ama a Deus”. A dor é uma importante aliada nossa quando não fugimos dela, mas procuramos entender os seus motivos!

 

Deus abençoe sua vida.
Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload