Pastorais

Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios!

12/04/2020

Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios! (Ef 5. 15)

 

Como já temos dito há algum tempo, estes têm sido dias de aprendizagem, desafios de fé, exercício de paciência e muitas expectativas. Com toda certeza o mundo não será o mesmo depois desta pandemia!


O covid19 não afeta apenas uma classe social, econômica ou de gênero. Ele ataca a todos (as) independentemente da cultura, da posição financeira, do grau de escolaridade, etc. O vírus não é seletivo. Ele ataca a todos os que se colocam ao seu alcance. E, neste sentido, gostaria de tirar alguns ensinamentos sobre tudo isso!


1: Ele é uma ameaça invisível que provoca danos visíveis: não conseguimos perceber a presença do vírus, mas ele está por ai, em lugares imagináveis e inimagináveis. Ou seja, não temos certeza alguma se vamos ou não vamos contrai-lo ao sairmos para ir num mercado, numa padaria, numa farmácia, ao conversarmos com alguém.


2: Todo cuidado é pouco: Às vezes eu preciso sair para ir ao mercado, à padaria, na farmácia, etc. E, sempre que saio, tomo muitos cuidados. Mas também observo as pessoas nas ruas e nos locais onde eu vou: alguns com máscaras, outros sem, álcool gel pra cá, álcool gel pra lá, limite de distância, etc. Todo cuidado é pouco!


Foi exatamente isso que Paulo quis ensinar para igreja dos Efésios!


Se o covid19 nos assusta, Paulo fala de algo muito mais assustador em suas cartas. Ele fala do inimigo de nossas almas e do pecado. O autor de Hebreus fala de um pecado que tenazmente nos assedia e Paulo fala de uma luta que não é contra carne ou sangue...


Pois, não é só o covid19 que mata. A pior morte que a Bíblia nos descreve é a provocada pelo pecado, cujo agente transmissor é o diabo, que à espreita, como o covid19, espera apenas um descuido nosso para nos infectar.


Nesse sentido, o mesmo cuidado que temos tido em relação ao covid19, vigiando e evitando possíveis contágios, temos que ter com o pecado. Tomamos todas as precauções com o vírus. A mesma diligência nos é motivada em relação ao pecado e seu agente transmissor (satanás). Contra o covid19: usamos máscaras, álcool gel, distância, etc. Contra o pecado: temos a sabedoria da Palavra de Deus, o sangue de Cristo e a comunhão na igreja.

 

Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios!

 

Que neste domingo de Páscoa, celebremos em nossas vidas aquele que ressuscitou para nos salvar e nos dar nova vida em Deus e com Deus.

 

Deus abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload