Pastorais

O Ministério do Espírito Santo

26/01/2020

“O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” (João 3.8)

Jesus, ao afirmar que não sabemos onde soprará o vento, nem de onde ele vem, nem para onde irá, revela que não sabemos quais são as pessoas que terão o privilégio de nascer de novo. Não sabemos a quem Cristo salvará. De fato, creio que no dia do juízo nos surpreenderemos ao perceber que alguns que julgávamos ter entrada direta no reino de Deus, lá não estarão.

 

Essa verdade acerca da ação misteriosa do Espírito em nossa salvação traz algumas implicações nítidas para a nossa vida. Primeiramente, devemos conservar a humildade, pois não sabemos a quem Cristo salvará; não podemos julgar conforme a aparência exterior pois só o Senhor conhece os corações; a segunda implicação é que não devemos sonegar o Evangelho a ninguém, pois muitas vezes aqueles que se mostravam os maiores inimigos da fé, depois de convertidos pelo Senhor, se tornaram grandes defensores da fé; a terceira implicação é que nunca deveríamos fugir da obra missionária em qualquer lugar, pois muitas vezes nos lugares mais inusitados, o Senhor pode fazer surgir uma forte comunidade cristã.


Jesus nos ensina em nosso texto que Deus usa quem Ele quer, não sabemos quem Ele quer usar e como Ele vai chamar, mas será abençoado aquele que se render ao agir do Senhor. Isso deve nos levar a ser mais humildes, reverentes, e dispostos a obedecer a condução do Espírito para a nossa vida! Não invente desculpas, não se vitimize, não limite o Espírito! Obedeça ao chamado do Senhor! Quando o apóstolo Paulo e sua equipe composta de Silas, Timóteo e Lucas na segunda viagem missionária, pretendiam pregar a Palavra na província romana da Ásia, o Espírito não o permitiu. Então eles contorrnaram Mísia e tentaram ir a nordeste de onde estavam para a Bitínia. Contudo, em mais uma oportunidade o Espírito disse não. Eles se detiveram em Trôade, para esperar até que o Espírito, por meio de uma visão de Paulo, mostrou-lhes que deveriam ir para a Macedônia (Grécia) e assim a obra missionária de Jesus entrou na Europa e de lá se expandiu para o mundo.

 

Se a tua jornada ainda é misteriosa diante de você, espere, ore, clame a direção do Senhor. Confie no Senhor! Ele cuida de você. Ele te conduzirá sabiamente em todos os teus caminhos!

 

Que o Senhor dirija a tua vida!
Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload