Pastorais

Não te mandei eu? Sê forte e corajoso!

09/06/2019

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1.9

 

Quem é a pessoa que nunca ficou paralisada de medo? Todos nós, numa situação específica, ou mesmo, em vários momentos de nossa caminhada existencial; deixamos que a preocupação excessiva, o receio diante dos novos desafios e a dúvida interna com relação a nossa própria capacidade gerassem atemorização.


O desafio de assumir a liderança do povo de Deus na conquista da terra prometida deixou Josué atemorizado, ou na linguagem bíblica, espantado. A palavra hebraica que traduzida por “espantes” é (חתת - chathath) que pode ser traduzida por “abalado, destruído”. Embora, possa parecer dramático, mas é possível concluir que esse era o sentimento, esse era o nível emocional que estava pairando sobre Josué.


Ele tinha muitos motivos para sentir-se abalado: Perdeu seu líder, amigo e referencial espiritual. Tinha que substituir um grande líder e as pessoas iriam fazer comparações; as pessoas sempre nos comparam.


Grandes e novos desafios estavam por vir. Batalhas épicas seriam travadas e ele precisaria estar na frente do combate. Ele conhecia o seu povo e sabia que, entre eles, tinham pessoas que iriam resistir à sua liderança como resistiram a liderança de Moisés. Realmente, eram muitos os motivos para “abalar/espantar” Josué. Mas, havia um único e suficiente motivo para Josué seguir adiante de forma corajosa; DEUS ESTAVA COM ELE.

Diante dos grandes desafios que enfrentamos na vida, saber que Deus está conosco, é o que nos possibilita ter coragem e determinação para seguir adiante. Minha oração em seu favor nesse dia é que: você siga adiante. Não se abale, não se espante diante dos grandes desafios; pois Deus é contigo. Concentre-se, foque seus esforços no que é essencial - TER A PRESENÇA DE DEUS NA SUA VIDA. Um dia marcado por uma busca intensa da presença de Deus.


Deus abençoe a todos (as).
Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload