Pastorais

Humildade, Simplicidade e Dependência

09/02/2020

“Sou como uma criança.” (Salmos 131)


Segundo Charles Spurgeon, o salmo 131 “é um dos mais curtos de se ler e um dos mais longos para se aprender”.

 

O que mais chama a minha atenção na Bíblia é a simplicidade e a sensibilidade espiritual daqueles que têm sua vida nas mãos de Deus. É impressionante a sabedoria destilada da vida desses homens e mulheres de Deus. Vejamos o que o salmista nos ensina:


“Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim” (v.1). A palavra “orgulhoso” significa, na língua hebraica, “alto”. No Antigo Testamento foi usada para descrever o rei Saul, que estava mais alto do que qualquer outro em Israel. Aplicando esse princípio para os nossos dias, seria o mesmo que dizer: “baixe a bola”. Nunca deixe que o orgulho tome conta de seu coração mesmo que você tenha a mais alta posição.


“De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança” (v.2). Confiança e dependência. Não precisamos viver agitados por aquilo que não possuímos. Em Cristo, temos tudo o que precisamos. Portanto, não andemos ansiosos por coisa alguma, Deus (o Pai) sabe de tudo o que precisamos. A vida pode ser mais simples, como é para uma criança, que depende de quem a sustenta. Aprenda a depender e confiar em Deus para tudo!

 

“Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!” (v.3). Precisamos decidir se iremos viver como a grande maioria ou escolher esperar em Deus. Uma criança, mesmo quando é desmamada, continua dependente daqueles que são responsáveis por ela, mesmo nas diversas fases da vida. Lembre-se sempre disso: Por mais que cresçamos, sempre seremos filhos (as) e sempre haverá algo em Deus para nós!

 

Que, como os pequeninos, possamos aprender a viver com humildade, simplicidade e dependência do nosso Deus, agora e para sempre.

 

Deus abençoe a todos (as).
Pr. Genildison da Silva Ribeiro.

Please reload