Pastorais

Deus está no Trono

15/12/2019

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”. (Isaías 6.1)

Deus está no trono! Nós podemos afirmar isso com toda segurança. Diante da transitoriedade dos governos terrenos e da falibilidade dos projetos humanos, nós firmamos a nossa fé na imutabilidade da essência, do poder e dos projetos divinos. Nem Deus, nem o seu poder e nem os seus planos para nossas vidas mudaram. O próprio Deus expressa a sua imutabilidade: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. (Ml 3:6).

 

A passagem bíblica descreve o fim de um reinado de muita prosperidade no reino do Sul. O rei Uzias reinou por 52 anos em Judá, a partir dos 16 anos, entre 791 a 740 antes de Cristo. O seu reinado foi marcado por um tempo de grande prosperidade, notavelmente bem-sucedido nas guerras e nas edificações da cidade, mas havia chegado ao fim. Todo ser humano é mortal. Todo projeto humano tem fim.

 

Mas, nesse mesmo ano o profeta Isaías tem uma visão. Nessa visão ele contempla Deus assentado no trono. Ou seja, os reis dessa terra passam; homens e mulheres que ocupam cargos, funções e exercem autoridade irão sempre passar. As esferas dos poderes humanos são sempre transitórias e mutáveis. Porém, o trono celestial está estabelecido eternamente.

 

O governo de Deus perdura e transpassa a eternidade. O seu reinado é de geração em geração. Por isso a sua Palavra vai se cumprir. Os seus projetos não podem ser frustrados. Eu e você podemos confiar e descansar na certeza que Deus está no controle de tudo. Ainda que venham lutas e desafios, dores e momentos angustiantes, ataques, acusações e palavras de desencorajamento... É preciso seguir adiante crendo que a última palavra vem Daquele que está assentado num alto e sublime trono. Minha oração em seu favor nesse dia é que você traga à sua memória a certeza da fé e confie que Deus não mudou. Ele ainda está no trono e tem todo poder. Lembre-se que os planos e o amor de Deus por você e pela sua família não são transitórios e nem passíveis de falhas. Submeta-se inteiramente a Deus e confie no seu cuidado.

 

Deus abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro

Please reload