Pastorais

A Multiforme Sabedoria de Deus

25/04/2021

Leia Ef. 3.1-11

A função da Igreja é revelar a multiforme sabedoria de Deus. Mas, como Deus revela esta sabedoria?

 

Em primeiro lugar: a multiforme sabedoria de Deus se revela na Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a expressão exata do conhecimento, da vontade e dos desejos de Deus. É ela que cria, sustenta e organiza tudo no universo.

 

Em segundo lugar: a multiforme sabedoria de Deus se revela na criação. A criação é estabelecida pela Palavra e, quando observamos com cuidado a dinâmica da criação, percebemos nela toda essa riqueza de sabedoria e perfeição. As leis que regem o universo são perfeitas e imutáveis. O Salmista vai dizer: “A lei do Senhor é perfeita...”.

 

Em terceiro lugar: a multiforme sabedoria de Deus é revelada na e pela Igreja. Deus em sua infinita sabedoria deu Jesus à Igreja e fez dela corpo de Cristo, tornando-a responsável por compreender e propagar a multiforme sabedoria de Deus.

 

A Igreja manifesta esta sabedoria em sua capacidade de comunhão. O corpo, apesar de ter muitos membros e serem todos diferentes, todos eles cooperam entre si mutuamente para o desenvolvimento e crescimento de todos (as). Choramos com quem chora, sorrimos com quem sorri.

 

Tal sabedoria encontra seu ápice no amor. O amor é a fonte de tudo, da vida e de sua manutenção. O amor é a essência de Deus e deve ser a essência da Igreja. Jesus disse que se formos verdadeiramente seus discípulos devemos nos amar uns aos outros como Ele nos amou. O amor deve existir plenamente dentro da igreja, entre os membros do corpo, e deve ser expandido para fora dela, para que o mundo creia que Jesus está presente sendo o cabeça da Igreja.

 

A Igreja torna a multiforme sabedoria de Deus conhecida expandindo o amor de Deus. Este amor não é egoísta, ele não se ensoberbece, e nem se ufana, antes, ele detesta a mentira e se regozija com a verdade. Diante dele tudo cessa, há apenas comunhão e harmonia. É esta comunhão e harmonia, expressa na criação que torna a lei de Deus perfeita.

 

Que Deus nos abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro