Pastorais

Uma coisa Faço... O caminho da(as) grandes conquistas (Fl 4. 13-14)
Parte 02

25/07/2021

Conselho 04

Seja disciplinado(a). Crescer nos impõe disciplina. A conquista do alvo implica em dar um passo de cada vez, mas sempre adiante.

 

Paulo nos diz: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”.

 

Isto nos leva à consciência de que há tempo e propósito para tudo debaixo do sol (Ecl. 3. 1). Nunca tente antecipar sonhos. Essa é a maior regra da disciplina. Cada etapa tem o seu aprendizado, processo e tempo de maturação.

 

Embora o mundo seja imediatista. Grandes conquistas só ocorrem a longo prazo.

 

Aqui eu não sei se a vida imita a arte ou a arte imita a vida. Mas nos filmes todas as pessoas que pegaram desvios ou atalhos se depararam com a morte e o terror; todas as pessoas que tentaram burlar a lei, se deram mal.

 

Suba um degrau por dia na escalada da vida! Cada etapa exigirá novo conhecimento, disciplina e tempo. Não tenha medo da escada. Você deve subir apenas um degrau de cada vez!

 

Aqui entra meu último conselho.

 

Conselho 05

Seja grato por tudo: Eu digo tudo mesmo, como nos ensina o Apóstolo Paulo: “em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5. 18). A gratidão é o elemento mais poderoso do universo. Ela é o alicerce da vida.

 

Veja algumas palavras de Paulo:

Tudo coopera para o bem de quem ama a Deus;

Em todas as coisas somos mais que vencedores;

Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação:

Até mesmo nas dificuldades nós crescemos. São elas que nos obrigam a crescer. A fé só cresce quando é provada. A criança só aprende a andar após cair. Esta é uma lição da vida que poucos aprenderam. A dinâmica da vida faz a criança cair antes de andar, pra ela quando adulta ser capaz de entender que é possível se levantar e tentar de novo. Você não se lembra dos tombos da infância, mas foram eles que te trouxeram até aqui! Paulo diz: “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo”.

 

Seja grato por tudo. Pois foram todas as coisas que você passou até aqui que te fizeram crescer. E vão ser as coisas que você ainda vai passar, boas ou ruins, que farão com que você cresça ainda mais. Então eu repito: seja grato por tudo.

 

Que Deus abençoe a sua vida.

Pr. Genildison da Silva Ribeiro.