Pastorais

CONFIE

24/01/2021

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos." (Provérbios 16.1-3)


Às vezes, e principalmente em situações adversas, somos tentados a consultar nossos desejos para solucionar os problemas. Como seria ótimo se, diante de uma dificuldade, a solução viesse conforme nossa vontade e desejo. Somos levados a buscar conselhos segundo nossas fantasias de soluções. Já percebeu que quando estamos passando por dificuldades temos um batalhão de conselheiros que dão as mais diversas soluções? São pessoas até bem-intencionadas, mas que no fundo tiram soluções que, muitas vezes, elas mesmas não praticam. Temos como exemplo claro a proposta da mulher de Jó para a solução de seu insuportável sofrimento: “Amaldiçoa a Deus e se mate”. O próprio Jó já estava dizendo sobre a maldição de ter nascido para ter visto tanto sofrimento sem ter provocado os mesmos.


No versículo de referência acima, o autor, com grande conhecimento, faz uma divisão para tratar do assunto; ele divide coração de lábios. Nossos desejos nos levam a fazer planos, a buscar uma solução que de imediato possa confortar nosso sofrimento e desejos, mas ele afirma que mesmo parecendo ser puro e honesto, esse sentimento precisa passar por uma espécie de balança. Que bela construção poética o autor usa aqui: pesar o que não se pode pegar, pesar o que não se pode ver. Na verdade, não pode ser visto por nós, não pode ser pego por nós. Achamos que nos conhecemos e que muito de nossos sentimentos são puros e nos levarão a boas realizações, mas temos que aprender que somos incapazes de resolver sozinhos certas situações e que para termos um bom andamento e resolução das dificuldades, devemos confiar no Senhor.
A palavra confiar vem da junção de duas palavras, com + fé. Confiar não é pedir que nossa vontade seja feita, é ter fé que Deus tem o melhor plano e se Ele está direcionando um caminho, este será o melhor plano.


Temos vivido grandes dificuldades em nossas igrejas, várias são as situações que temos passado que, muitas vezes, nos desanimam e nos deixam perplexos. Buscamos sempre culpados para podermos assim encontrar uma solução fácil e conforme nossos planos cardíacos. Mas lembre-se, Deus não se isolou ou se ausentou do mundo, Ele tem planos, Ele espera que apesar de nosso coração querer ir para nossos projetos, tenhamos a escolha de irmos em Sua direção. Foi nos momentos mais difíceis da história que o povo de Deus se destacou e perpetuou sua mensagem de salvação. Muitos anunciaram o fim do cristianismo, mas até o momento, e apesar das dificuldades e de mim e de você, ele triunfa.


O que eu espero para nós é que quando o Senhor pesar nosso espírito, ele esteja em conformidade com a vontade Dele. Pare de se esconder em desejos pessoais e comece a pensar no Reino que “as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”.


O desejo do Senhor é que você viva COM FÉ, que COM FIE, e se movimente não pelos desejos, mas pela FÉ.


Que a paz seja com todos e todas,
Pr. Fabio Marchiori.