Pastorais

Eu é Que Sei Meus Pensamentos (Jr 29.11-14) - Parte 2

08/08/2021

Sabendo disso, nós podemos de certa forma, controlar quase tudo ao nosso redor, pois segundo a lei da física, toda ação produz uma reação contrária e de igual intensidade à ação que a produziu. Aquele que é capaz de controlar seus pensamentos é capaz de lidar com inúmeras dificuldades e evitar grande sofrimento.

 

É muito importante entendermos a dinâmica dos nossos pensamentos, pois eles são influenciados por tudo ao nosso redor. Todo ser humano é influenciável e também é influenciador. Pois, os pensamentos são transmitidos de pessoa para pessoa, produzindo efeitos positivos ou negativos, dependendo tão somente do transmissor (a) e do receptor

 

Como posso então lidar com isso?

 

Primeiro: você precisa entender que você está acima dos seus pensamentos, pois é você quem os produz ou reproduz. Eles não existem sem você. Em segundo lugar: você precisa identificar se estes pensamentos são realmente seus, ou é fruto da influência de outros pensamentos externos. Não é simples fazer isso. E muitas vezes somos levados a acharmos que estamos no controle dos nossos pensamentos, mas eles são fruto de pensamentos alheios. Somente um autoconhecimento profundo de nós mesmos é capaz de nos auxiliar no domínio dos nossos pensamentos.

 

Esse autoconhecimento associado ao desejo é o que nos possibilita sermos o que desejamos ser e alcançarmos o que desejamos alcançar. Não podemos esquecer em momento algum o que Paulo nos diz: “Tudo é possível ao que crê”. Pois a fé também pode ser entendida como um pensamento firme direcionado a um objetivo concreto.

 

O grande desafio do ser humano é conhecer e entender seus próprios pensamentos, pois eles são a chave para tudo na vida. Eu já conheço os pensamentos de Deus, eles são manifestos e revelados. Eles são pensamentos de paz e de me conceder o fim que eu desejo.

 

Mas e quanto aos seus pensamentos? O que você pensa de você mesmo (a)?

 

Pensamento algum mora de graça dentro de nós Eles sempre cobram o seu preço! Neste sentido é importante você saber exatamente o que você pensa de você mesmo (a), pois é isso que vai determinar sua identidade e com ela seu futuro. Se você não pensar por você mesmo, outros pensarão por você e neste sentido você estará preso (a) na pior prisão que existe, pois ela não possui nem paredes nem grades, mas tem o poder de escravizar o mais forte guerreiro.

 

Que Deus abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro.