Pastorais

Eu é Que Sei Meus Pensamentos (Jr 29.11-14)

01/08/2021

Os nossos pensamentos regem tudo em nossa vida. São eles que determinam nossos sentimentos, emoções e ações. São eles que moldam quem nós somos e a forma como compreendemos o mundo. São eles também que projetam quem seremos. De forma bastante ampla, são os nossos pensamentos que criam toda a realidade em nós, e toda realidade ao nosso redor. Tudo o que existe, antes de existir foi pensada, por Deus ou por alguém.

 

É muito importante sabermos disso! Pois, a mesma coisa/evento/situação pode ser vista ou pensada de forma diferente, Tudo depende de como os pensamentos de quem observa influenciam seus sentimentos e emoções. Nossos pensamentos são o gatilho de todas as nossas emoções e sentimentos. O sentimento é a forma como eu sinto interiormente determinada situação, ele age de forma positiva ou negativa no meu interior. A emoção é a forma como eu exteriorizo esse sentimento. A ação é a consumação da fato em si.

 

Vale destacar que tudo depende exclusivamente da forma como eu penso à cerca: de mim; do mundo; de Deus; das pessoas; de tudo. Pois cada pessoa enxerga o mundo sob um prisma estabelecido em seu interior pelo acúmulo de pensamentos que esta mesma pessoa produz e recebe através da observação e de cada experiência vivida.

 

É importante também, sabermos que apenas eu sou capaz de controlar meus pensamentos. Embora eles possam ser profundamente influenciados por tudo ao meu redor, meus pensamentos são meus! Sou eu quem os produz.

 

Sabendo disso, e entendendo a própria dinâmica da vida, em que tudo o que é criado ou produzido tem seu início no pensamento, eu sou capaz de, além de dominar meus pensamentos, através desse domínio eu sou capaz de direcionar a minha própria existência em si. Esse poder é chamado de livre-arbítrio. Pois todas as minhas decisões são tomadas a partir dos quatro fatores citados acima: pensamento – sentimento – emoção - ação.

 

O sábio é aquele que é capaz de controlar e direcionar seus pensamentos de forma produtiva e positiva, tirando proveito de cada momento/situação para o seu crescimento e acúmulo da própria sabedoria. Atrás do pensamento está aquele que pensa! Você é maior que seus pensamentos, pois é você quem os produz.Isso nós podemos perceber na fala do próprio Deus a Jeremias: “Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito...” Ou seja, os pensamentos de Deus são produzidos pelo próprio Deus, e não pelas situações e influências aos seu redor. O mesmo deve acontecer conosco, pois, se formos capazes de entendermos isso, seremos capazes de mudarmos tudo em nós e ao nosso redor. No próximo boletim falaremos um pouco mais sobre isso.

 

Deus abençoe a todos (as).

Pr. Genildison da Silva Ribeiro.